quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SORRISO

Atualmente a sensação de beleza está associada ao sorriso estético, obedecendo a um padrão onde é preconizado dentes bem alinhados, com as formas bem definidas, com colorações claras (brancos se possível) e postados em gengivas róseas e saudáveis. É o famoso "sorriso de estrela".É fácil percebê-lo quando consideramos as palavras do mestre dos cirurgiões-plásticos, o Dr. Ivo Pitanguy: "Beleza é algo difícil de ser definido, porém, sempre que a vejo consigo percebê-la".
Embora a Estética tenha muitas definições, todas com o mesmo significado, senso a mais simples das definições: estética é a filosofia das belas-artes. A Estética é, a ciência que trata do belo na natureza ou nas artes.
A Estética na Odontologia relaciona-se com a obtenção de um sorriso harmônico e que agradável para o paciente e às pessoas que com ele convivem.
Receber um sorriso franco e aberto é de suma importância para a saúde, do ponto de vista psicológico, também é importante frisar que aqueles que são portadores de defeitos estético (Ex. Desdentado Total; Presença de Cárie no Dente Anterior, etc), dificilmente podem expressar e refletir um sorrisos franco e sincero. Dependo da estética facial pode ser um fator colaborador para a exclusão social.
A Auto-Estima é uma das forças necessárias para que o indivíduo se sinta bem dentro do convívio social, fazendo com que se sinta importante naquele círculo de amizades. Essa é a grande verdade.
No íntimo do ser humano, devido a postura social, o desejo de bens materiais torna-se um desejo e sonho, em muitos casos não é maior do que o sonho e desejo se sentir importante tendo um sorriso aceito pela sociedade.
A mídia como instrumento de comunicação pode influir na realidade social e cultural, que indicando que "dentes brancos" é esteticamente agradáveis, sendo sinônimo de "saúde" e sucesso".
Paralelamente, a indústria, o comércio e os profissionais (Cirurgião - Dentista) de materiais odontológico estimulam o uso, acentuam na busca pelas técnicas e materiais estéticos.
É notável, na mídia, as propagandas e a presença maciça de rostos bonitos e sorrisos mostrando dentes e gengivas saudáveis.
Nesta reflexão pode-se perguntar para o paciente: O significa ter um sorriso corretamente estético? Se realizássemos esta mesma pergunta para os profissionais com atuação em atividades será que as respostas seriam coincidentes?
Fato esclarecedor nas atividades clínicas sabe-se que a definição de sorriso estético é individual. O que é bonito para alguns pode não ser para outros. Têm-se apenas a sensação agradável de beleza e sensações são próprias de cada pessoa, contribuindo com a estética .

Nenhum comentário:

Postar um comentário